terça-feira, 22 de março de 2011

Adote essa atitude no seu dia-a-dia



"Gentileza gera gentileza, amor.” A frase do poeta José Datrino, o Profeta Gentileza (1917-1996), pregador urbano que ficou conhecido por suas citações em um viaduto carioca, se referia ao fato dele proporcionar aos passantes palavras de conforto, carinho e incentivo à gratidão. Para ele, gentileza era o remédio para todos os males e isso ficava claro em seus murais, que serviam como um antídoto à brutalidade do sistema de relações, um sopro de beleza no cenário inóspito daquele viaduto carioca. No dia-a-dia, essa afirmação é mais do que necessária e pode facilmente ser conferida na prática. É a via de mão dupla, o colher o que se planta.

Muita gente compreende o sentido de atitudes gentis e faz da frase do profeta Datrino um sinônimo de vida. Receber gentilezas incide na educação, para a sorte de quem dá e recebe. É possível transformar situações desagradáveis do cotidiano em grandes lições de amor ao próximo.

Ser gentil nada mais é do que fazer aos outros o que a gente gostaria que tivessem feito por nós. É uma questão de educação, de caráter, de honestidade. Porque a lei do retorno é infalível e quando se faz algo positivo ao outro, mesmo não o conhecendo, as pessoas envolvidas têm enaltecida a generosidade e a cidadania. Cria-se uma corrente do bem.

Gentileza é uma palavra mágica, quase em extinção, que traz sempre bons resultados a quem dá e a quem recebe. Atitudes gentis estão relacionadas à educação familiar, por isso é comum notar esse comportamento em crianças, pois é nato. O ideal é praticar a gentileza constantemente, com os outros e com a gente mesmo. Ser gentil comigo é manter o equilíbrio da minha vida, promover minha saúde integral.

O trânsito é um bom lugar para se praticar gentilezas, seja na obediência à sinalização, ao dar passagem ao outro que está com mais pressa e não se sabe o motivo, respeitar o outro em suas atitudes e, quando ele errar, respeitar aquele indivíduo como um ser humano com limitações.

Ao receber uma ação gentil, a pessoa pode pagar com a gratidão. Gentileza é uma forma de carinho, de amor, de mostrar ao outro que a gente lhe dispensa atenção e lhe dá importância.
A gentileza muitas vezes é gerada como resistência a uma situação difícil. A história de José Datrino foi assim. Em dezembro de 1961, em Niterói (RJ), um grande incêndio no Gran Circus Norte-Americano, considerado uma das maiores fatalidades do mundo circense, provocou a morte de 500 pessoas, a maioria crianças.

Na antevéspera do Natal, seis dias após o fato, Datrino alegou ter ouvido “vozes astrais” que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar ao espiritual. Foi para o local do incêndio, plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo e fez do lugar em sua morada por quatro anos. Ali, transformou-se num consolador voluntário dos familiares das vítimas da tragédia.
 
"Seja gentil consigo mesmo.
Deus acha que você vale a bondade Dele.
E Ele é um bom juiz de caráter."


Beijos!! E obrigada por ler meus pensamentos!

Nenhum comentário: