terça-feira, 31 de maio de 2011

É preciso manter o coração superior




Se eu não faço acontecer aqui, eu não posso esperar que esse mundo seja melhor.
Nossa vida é feita de todas as lembranças. Quantas coisas nos marcam! Os sorrisos, os desejos, as conquistas... e a partir do momento que se descobre essas coisas, a vida nos dá novas oportunidades. Aí, a coerência é o caminho mais seguro.
É tão bom rever as coisas boas que nos marcam, visitar os lugares do coração dentro da gente, descobrir as pessoas que fazem nossa história, que usam sua vida como espaços de transformação.
A partir do momento que se recebe essa graça, existe uma necessidade de refletir sobre as atitudes. Não se unir a quem quer fazer crescer a maldade, a agressão, a fofoca. É preciso se blindar, exercer a convicção todos os dias para que as coisas não nos prejudiquem tanto.
Levar consigo o desejo de viver bem.
No gesto de partilhar, a gente reconhece o bem  que o outro nos fez, a lição que aprendemos com o que recebemos.
Quando Jesus partiu o pão, ele foi reconhecido pelos discípulos que até então não sabiam quem era aquele homem. A fome que os levou à mesa, foi apenas uma desculpa para aproximá-los de quem os amava verdadeiramente.
Deus alcança o mundo porque somos o andor, a ponte por onde seu amor passa.
Com Ele, por Ele, para Ele. A trilogia mora nas preposições. Ouvi isso outro dia de um padre-filósofo, o que me parece de certa forma uma incoerência.
Não só o amor, mas tudo pode ser destruído pela maldade das pessoas... desde que a gente permita. Se ficamos atentos, ela não vai conseguir destruir o que dentro da gente tem valor.
O jeito é cuidar da mente, que é o lugar onde as coisas acontecem. Amor e ódio ocupam o mesmo lugar dentro de nós, por isso é preciso controlar e dar vazão ao que desejamos que cresça. Que a gente invista no sentimento que nos faz melhor, que nos faz bem, que a gente invista na gente!
Vamos ocupar nossas vidas com sentimentos iluminados e isso não é romantismo.
Há tanta coisa mesquinha que nos oprime, que nos faz mal, se nos permitirmos ser a fonte do sentimento ruim.
A marca deixada pelo outro em nós não é apenas uma marca. O bem que eu prego é reflexo do que está em mim.
O melhor reconhecimento é saber que somos uma lembrança positiva na vida de alguém, pelo momento leve, pela lembrança boa, pela forma como se troca o amor, como a pessoa o recebe, como ama e acaricia.
Ao transformar a vida do outro, a gente se coloca como protagonistas do tempo, dá a oportunidade de ser visitado na vida do outro com o olhar, de receber essa visita também, com nosso amparo, amizade, sem dependência. Ser para o outro essa lembrança feliz deve ser um grande presente.
Porque é bom reencontrar pela saudade pessoas que nunca mais morreram no nosso coração, pessoas que entraram para nossas recordações e deixaram uma marca que nada pode remover.
Tornar uma pessoa marcante pela sabedoria que brota de nossa postura, fazer diferença, abandonar a mesquinharia. Acolher a graça de Deus, alimentar a fé inabalável nas possibilidades positivas, nos transforma nessa pessoa marcante que o mundo precisa.
Deus acontece em nós ao encontrar em nós o caminho para o seu amor.
Vamos ficar em paz, porque é disso que a gente mais precisa.

Nenhum comentário: