sábado, 10 de setembro de 2011

Trânsito sob nova direção

A comida parou na garganta e dividiu lugar com o coração quando aquela voz docinha e desesperada chamou por mim.


_ Mãe, mãeeee!!!! Eu passei, mãezinhaaa!!!

Era minha Mariana, que quase me provocou um enfarte à velocidade aproximada de 100 km por hora em três segundos para me comunicar que é a mais nova motorista habilitada das roads. 


Enquanto eu, tremendo, já fora da faixa, tentava me recompor, engolir a garfada e guiar o coração em sua devida preferencial, ela chorava emocionada do outro lado da linha, contando como havia feito a baliza perfeita. 

A conquista da CNH era o grande desejo de independência de seus 18 aninhos. Há um ano se apossou de uma "bíblia" e vem quitando as prestações do carro usado.  Responsável e determinada como é, do tipo que foca no que quer e não estaciona no tempo, ela fez tudo direitinho e passou de primeira! 

_ Você ta louca, menina??? Quer matar sua mãe? ... (respira, respira... mães italianas são dramáticas)

_ Mãe, eu consegui, to tão felizzzz!!! Agora vou ser independente!!

_ Olha só, Maaa!! (calma, Dani, isso é importante pra ela, engata uma primeira e dá os parabéns)... Parabéns!! Eu tinha certeza que você conseguiria, também to muito felizzzz!! Você merece, minha filha amada!

Depois de desligar – e não conseguir terminar o almoço por causa do susto -, meus pensamentos foram para agradecer e pedir proteção a minha menininha. Os filhos crescem e a gente não percebe o tempo passando e novas asas substituindo as que já existiam.

Não há retorno. Quando se vê, já estão andando; quando se vê, chega o namorado; quando se vê, buzinam em frente de casa.

E junto com as asas, vêm as mudanças de comportamento e de certa forma os pais ganham uma vaga especial para idosos. Nessa minha nova fase de velhinha da Mariana, ganhei um presente. Parece bobo, mas foram palavrinhas que soaram de uma maneira bem gostosa.

_ Mamiii, agora vou te levar pra passear!

Pois a vida é mesmo deliciosa, to pensando aqui, relaxada, em ponto morto... a mãetorista vai virar a carona! Adoro dirigir e dirijo bem, embora meu irmão discorde, como bom irmão que é, mas to adorando a idéia de dar um rolê com minha gatchinha por aí. Quero só pisar no freio na hora de dar palpites, pois essa minha mania de estar quase sempre atrasada me valeu a facilidade pra encurtar o trajeto. Prometo não parecer um GPS.

To pensando quilômetros à frente: adorando a oportunidade de vê-la tomando o rumo, escolhendo a direção, determinando o destino, me levando junto. Essa é outra descoberta que a gente faz: além de novas asas, os filhos dão outro caminho à vida a partir dos 18 anos. Pra gente, resta dar o sinal verde e deixá-los seguir em frente.

Não é só a carta de motorista, mas o vestibular (quer ser psicóloga), a nova casa (se estudar fora, vai ter que viver em outro canto), os amigos (que também agora começam a dirigir e isso gera um certo pânico, ainda mais quando saem da frente de casa deixando o carro morrer ou vão dando tchauzinho e saindo, sem olhar quem vem),  a promoção no trabalho (sim, ela foi efetivada este ano e já promovida... ói como isso abastece a gente de orgulho!!).

Sabe qual minha maior felicidade nisso tudo? É que, independente da direção, mesmo diante de uma bifurcação, fará uma escolha correta, não vai andar na contramão. Não estou sendo guiada pela intuição, é uma certeza! Tenho segurança nisso, minha filha. Porque vc não é apenas uma mulher linda em todos os aspectos, mas uma pessoa de muita qualidade e sabe o quanto isso é importante na condução da própria vida.

Num mundo com tanto o que se lamentar em relação ao ser humano, eu dei à luz uma grande pessoa e só por isso já deveria ter o direito à aposentadoria. Mas essa não está muito longe também, embora eu prefira a renovação. O conta-giro é rápido, principalmente quando os filhos vão tomando o lugar que antes parecia ser mais nosso do que agora.

To vibrando com essa conquista da minha Maria e já contei pra todo mundo, cheia de uma sensação de poder de mãe, que as boas mães não deixam que vire fumaça.

_ E aí, Dani, e a Mari??? ...

_ Tirou carta!!! – falo eu com um sorrisinho pra lá de Monalisa, olhando pra pessoa e esperando os cumprimentos... pra mim, no caso, logicamente, a mãe da moça saudável e inteligente e bonita e motorista, sou eu, que ficava acordada de madrugada quando ela era bebê e agora ficarei até que ouça o carro ser desligado na garagem. Haja combustível!

Minha Ma, que bom que está feliz – mesmo que a foto da carteira, que ainda não chegou, mostre uma carinha de assustada!! Que os caminhos por onde você trafegar, tenham sempre o frescor e o colorido da Primavera e que Deus esteja na direção. A mami, sempre ao seu lado!

Beijão!!


"Mamãe, me empresta o seu carro?"
Nessa hora é preciso ser Flex!


Um comentário:

Thiago Ricci disse...

Resumiu todo o sentimento que os pais tem com relação a essa etapa da vida dos filhos. Seria interessante a visão da filha com relação a essa situação. Seria o máximo. Parabens! Bjo.