domingo, 18 de julho de 2010

Embriaga-te como Baudelaire!


Devemos andar sempre bêbados.
É a única solução.
Para não sentires o tremendo fardo do tempo que te pesa sobre os ombros e te verga ao encontro da terra, deves embriagar-te sem cessar.
Com vinho, com poesia ou com a virtude.
Escolhe tu, mas embriaga-te.
E se alguma vez, nos degraus de um palácio, sobre as verdes ervas de uma vala, na solidão morna do teu quarto, tu acordares com a embriaguez atenuada, pergunta ao vento, à onda, à estrela, à ave, ao relógio, a tudo o que se passou, a tudo o que gira, a tudo o que canta, a tudo o que fala; pergunta-lhes que horas são:
"São horas de te embriagares. Para não seres como os escravos martirizados do Tempo, embriaga-te, embriaga-te sem descanso. Com o vinho, com poesia. Ou com a Virtude". ("Embriaga-te", de Charles Baudelaire)

 
Amei isso. Gosto muito das citações de Baudelaire, mas confesso que não conheço muitas também. Acho uma inspiração divina quando alguém escreve coisas que tocam a gente por um motivo qualquer, um gancho íntimo, um momento em que se precisa ouvir ou ler frases específicas.
Acredito que o abraço tem também esse efeito. Por isso, adoro! Saio mesmo abraçando as pessoas que gosto ou só porque fico contente em encontrá-las. Para mim, faz diferença. `
Penso que as pessoas deveriam despir-se um pouco mais de pré-sentimentos ou pós-avaliações quando são presenteadas com gestos de carinho. Um certo Alexander, não lembro bem o nome, escreveu que "devemos tratar bem todas as pessoas que cruzam nosso caminho, porque não sabemos que batalha estão travando". Mais ou menos isso. Tomei como uma filosofia de vida.
Afinal, quando a gente se doa, não perde nada que já não tenha muito, alimenta duas ou mais  almas, divide algo que se multiplica quando somado (um horror esse trocadilho, hein?... mas ta valendo!) e fica sempre mais leve. Tenho certeza que vale a pena. É isso. Um beijo... e um forte abraço!


Ficar juntinho assim não faz mesmo diferença?
Abrace mais! Viva bons momentos!

Nenhum comentário: